domingo, 20 de outubro de 2013

Que aspecto deve ter o amor ? ''Verdade'' vs Realidade (composiçao de portugues 02.05.2013)

  Sempre se escreveu sobre o amor. Ou terá sido sempre sobre que aspeto deve ter o amor ?!
  Trovadores, na Idade Média, escreviam e cantavam sobre as suas senhoras inalcançáveis cujas características eram únicas (o sorriso, a arte do bem falar, a postura inabalável, etc). Mais tarde, já na época do Renascimento, Petrarca, por exemplo, escrevia acerca dos seus amores fracassados e das infindáveis qualidades das (várias) mulheres e/ou figuras divinas quem se dirigia. Estes foram passos que o português Luís de Camões acabou por seguir.
  Eram tão loucamente apaixonados... Mas pela vida ! Porque, verdade seja dita, todos eles morriam por amor mas rapidamente ressuscitavam para aproveitar a vida e as regalias que esta lhes proporcionava e, mais tarde, voltar a morrer por amor - isto vezes sem conta pois na maior parte dos casos era uma mulher por poema. Isso leva-me a concluir que eles eram apaixonados pelo exterior das suas ''amadas''.
  Na minha opinião, podemos estar louca e incondicionalmente apaixonados pelo aspeto de alguém mas só é possível amar o interior.
  Confundir essas duas coisas pode ter muito peso na postura e na forma de estar na vida, principalmente numa idade mais tenra onde, facilmente, se diz que se ama alguém pelo qual se está apaixonado pelo aspeto, movido unicamente por hormonas descontroladas da juventude. Penso que o facto de não se saber diferenciar o interior do exterior e o amor da paixão influencia influencia a forma como vemos os outros. Afinal de contas no quê que se baseia a primeira impressão ?! Não é nada mais do que a avaliação do aspeto físico de alguém. Perceber se nos agrada ou não aquilo que vemos. Fazer um juízo de valor (sem bases) acerca do que a pessoa é, através daquilo que ela parece ser: gorda, magra, veste-se de preto, veste-se de branco, usa maquilhagem, não usa maquilhagem, alta, baixa, muitas riscas, muitas flores, muitas bolinhas, tudo misturado, é ruiva, é morena, é loira, tem nariz de judeu, tem lábios de preto, tem cabelo de cigano, não tem cabelo...
  Mas afinal de contas não é disto que vive a sociedade?! De aspeto?! Por mais que se diga que nã, é essa a mais pura (e dura - mais para uns do que para outros) realidade no que toca ao amor. Parece que talvez a sociedade não tenha mudado assim tanto quanto isso com o passar do  tempo. Por isso, voltamos à questão inicial: afinal, que aspeto deve ter o amor ?

Sem comentários:

Enviar um comentário